Microsoft

SharePoint Microsoft

Sharepoint como solução coporativa

Comunicação, colaboração e produtividade são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas vezes, essas tarefas podem se tornar desafiadoras e gerar dores de cabeça para gestores e colaboradores. Felizmente, a solução SharePoint da Microsoft pode ajudar a solucionar esses problemas.

Sharepoint: Como otimizar a comunicação, colaboração e produtividade na sua empresa

comunicação corporativa

Como dito anteriormente a comunicação interna influencia diretamente na produtividade da sua equipe de trabalho.

No ambiente corporativo é comum, infelizmente, que a comunicação seja mais um problema do que a solução. Isso também devido as empresas que ainda não adotam ferramentas para resolver esses problemas.

Todo mundo já teve aquele problema em acessar um arquivo que estava na máquina de outro colaborador, dessa forma tomando um tempo desnecessário e atrapalhando tanto quem precisa do arquivo, quanto quem tem ele na própria máquina.

Felizmente com ele esse problema é facilmente solucionado.

Soluções corporativas do SharePoint

Por meio do armazenamento centralizado na nuvem, essa ferramenta, possibilita o acesso rápido e fácil aos conteúdos pelos membros da equipe. Isso maximiza a eficiência dos processos e aumenta a colaboração entre os colaboradores.

Além disso, a plataforma oferece uma segurança e privacidade excepcionais, permitindo que apenas determinados colaboradores tenham acesso a determinados conteúdo. Isso garante a confidencialidade dos dados da empresa e protege contra possíveis violações de segurança.

Sua equipe pode criar Intranets/Extranets, armazenar documentos, gerenciar eletronicamente dados e automatizar processos comerciais com alertas e fluxos de trabalho.

Integração entre as ferramentas da Microsoft

integração entre o sharepoint e ferramentas microsoft

Outra vantagem do SharePoint Online é sua integração com outras ferramentas e aplicativos da Microsoft. Essa integração permite uma maior eficiência e produtividade, já que as equipes podem trabalhar em um ambiente integrado e colaborativo, com acesso a todas as informações de que precisam.

Mas como funciona essa integração entre ferramentas no dia a dia corporativo? Confira.

Microsoft Teams + Sharepoint

Uma das ferramentas mais utilizadas para integração com o SharePoint é o Microsoft Teams.

O Teams é uma plataforma de comunicação e colaboração em equipe que permite que os membros da equipe trabalhem juntos em projetos e compartilhem informações em tempo real.

Com o ele integrado ao Microsoft Teams, os usuários podem acessar e compartilhar documentos e arquivos do SharePoint diretamente na plataforma, além de poderem colaborar em documentos online usando o Microsoft Teams.

Microsoft PowerApps + Sharepoint

O PowerApps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite que as empresas criem aplicativos personalizados sem a necessidade de codificação.

Com o SharePoint integrado ao PowerApps, as equipes podem criar aplicativos personalizados que se integram diretamente com os dados e informações armazenados no SharePoint.

Microsoft Power Automate + Sharepoint

O SharePoint também pode ser integrado ao Microsoft Power Automate, uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho que permite que as empresas automatizem tarefas e processos comerciais.

Com o SharePoint integrado ao Microsoft Power Automate, as equipes podem criar fluxos de trabalho que automatizam tarefas no SharePoint, como aprovações de documentos ou solicitações de férias, entre outras.

Microsoft Power BI + Sharepoint

Além disso, o SharePoint também pode ser integrado ao Microsoft Power BI, uma plataforma de business intelligence que permite que as empresas criem relatórios e visualizações de dados em tempo real.

Com o SharePoint integrado ao Power BI, as equipes podem criar painéis personalizados que se integram diretamente com os dados e informações armazenados no SharePoint.

Microsoft OneNote + Sharepoint

O OneNote é um bloco de anotações digital que permite que as equipes capturem e compartilhem ideias em tempo real.

Com o SharePoint integrado ao OneNote, as equipes podem acessar e compartilhar blocos de anotações do OneNote diretamente no SharePoint, além de poderem colaborar em notas usando o Microsoft Teams.

Intranets e Extranets

Uma das principais vantagens do SharePoint Online é a capacidade de criar Intranets e Extranets.

Com a Intranet, é possível ter uma plataforma de comunicação interna, onde os colaboradores podem compartilhar informações, documentos e atualizações em tempo real.

Já a Extranet permite que parceiros e fornecedores tenham acesso a informações relevantes, como contratos e políticas.

Gerenciamento eletrônico de dados

Com a plataforma, é possível gerenciar documentos, informações e dados críticos de negócios de forma organizada e eficiente.

O SharePoint Online também pode ser usado para automatizar processos comerciais, como fluxos de trabalho e alertas.

Com a plataforma, é possível gerenciar documentos, informações e dados críticos de negócios de forma organizada e eficiente. O SharePoint Online também pode ser usado para automatizar processos comerciais, como fluxos de trabalho e alertas.

Segurança e privacidade

A plataforma é protegida pela infraestrutura de segurança de nível empresarial da Microsoft, o que significa que os dados são criptografados e armazenados em data centers protegidos contra ameaças físicas e digitais.

Além disso, o SharePoint oferece controles avançados de acesso, permitindo que os administradores controlem quem pode acessar o conteúdo e o que eles podem fazer com ele.

A plataforma também oferece a capacidade de rastrear e auditar atividades de usuários, permitindo que os administradores identifiquem e resolvam possíveis violações de segurança.

Atualize e melhore seus processos de comunicação interna!

O SharePoint é uma ferramenta que oferece uma grande variedade de recursos para as empresas, permitindo que elas possam melhorar a comunicação, colaboração e produtividade de sua equipe.

Se a sua empresa necessita melhorar os seus processos de comunicação, o primeiro passo é adotar ferramentas que auxiliarão nesse processo.

E uma delas é o SharePoint, solução corporativa entregue pela Microsoft. Porém, além de contratar a ferramenta é necessário saber utilizá-la da melhor forma aplicada ao seu negócio.

Afinal, cada empresa demanda de soluções diferentes, por isso, é necessário realizar um diagnóstico para a sua organização, mapear todos os problemas que a ferramenta pode solucionar, montar e executar um planejamento para que isso ocorra.

Só que, muitas vezes, esse processo pode sair caro demais, além de exigir muito tempo dos gestores e diretores da empresa.

Portanto, a solução é contar com uma empresa especialista de tecnologia da informação (TI), que irá realizar todos esses passos enquanto você foca no seu core business!

Entre em contato pelo nosso formulário e veja como podemos ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *